quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Toda arte deve causar estranhamento"

Sabe que hoje, quando eu ouvi esta frase de um professor, que ele citou de sei-lá-quem, eu fiz questão de anotá-la imediatamente no caderno. E eu também não me questionei no momento pra saber de quem era, porque intependente de quem fosse, eu só queria um registro de que aquilo que eu já falava anteriormente tinha um fundamento lógico.

Já me deparei diversas vezes com o dilema de ser diferente, e não é uma questão de ser diferente para se destacar, a questão não é apenas a reação dos espectadores, mas principalmente a minha capacidade de transcender. Eu acredito ser capaz de produzir coisas que agradem ao público, e acredito justamente por presenciar reações positivas perante a essas tentativas de obras. Obviamente, me dá um pequeno prazer em saber que agradou, mas não é essa reação que eu almejo; e me dói mais ainda pensar que eu nunca a concebi no meu plano real.
(não sei se estou conseguindo ser clara até aqui, tudo isso, acho que por eu ter expressado poucas vezes, me parece muito subjetivo e intimista)

Imagine-se em um museu, vendo em todos os cantos diversos quadros de pintura morta, nus, paisagens, retratos e... Eis que você depara com o quadro que lhe deixa sem reação, pasmo por encontrar algo diferente, que fez com que você alterasse sua concepção visual! Não precisa ser complexo, apenas atípico.
O silêncio límpido e ao mesmo tempo agitado das horas que a gente interrompe uma conversa pra refletir. Não aquele que incomoda pela sua mudez, e sim o que causa inquietude pelo o que passa pela sua cabeça e pela ponta da sua língua, sem que, no entando, seja dito.
É isso que eu procuro.

O meu medo é concluir que minha visão se enclausurou nisso que nós concebemos como belo. Medo de não transcender e não ser capaz de apresentar a ninguém, inclusive a mim, um outro panorama da vida.

3 comentários:

Pat. Stabile disse...

Provavelmente vc não alcançou ainda o silêncio carregado de alguém que observa sua criação e sente com intensidade aquelas cores e traços. Gosto de pensar que as grandes coisas, ou as mais gratificantes, são fruto da experiência. Há também a quem ocorra um momento de epifania, no qual toda uma idéia maravilhosa e criativa se desenha instantaneamente. Porém, como já disse, gosto mais de pensar que a experiência das coisas que já vimos, de tudo que conversamos ou refletimos, são potencialmente mais inspiradoras. Nesse caso, o "estranhamento" diante de qualquer produção sua é questão de tempo. Por enquanto, todo seu talento já me faz sentr tanto orgulho...

Unknown disse...

Vanessa tem uma jeito artístico de ser que não sei se causa estranhamento mas não é igual.
Todo mundo buscar ser diferente e acaba ficando igual. Diferente de você, Vanessa.
Também pensei nessa frase e não sei responder por mim mas a vejo se destacando no jeito que expressa, fala e vê as coisas.
O importante é você se sentir convencida disso!

VanessA disse...

Gostei!