terça-feira, 24 de novembro de 2009

Diagnóstico escolar

Já há um tempo eu tenho pensado sobre o que nos é transmitido na escola como os "pilares do conhecimento"; coisas que teoricamente são essenciais para conhecermos - nem que seja superficialmente - um pouquinho de diferentes disciplinas, áreas etc. Há um tempo eu me questiono se esses pilares realmente nos acrescentam. E eu não digo isso menosprezando matérias que eu não me identifico, pensando se elas servirão para mim ou não; eu me questiono na busca de entender até que ponto esses pilares serão suficientes para sustentar o nosso caráter.

Eu gostaria de afirmar que apoio a percepção de conhecimento vigente e que me orgulho muito disso, nós seguimos as melhores diretrizes, os melhores métodos. Mas depois de vasculhar, e olha que não foi muito, eu encontrei apenas um sistema falho, incapaz de alcançar a profundidade do homem e enxergar sua aptidão para determinadas coisas. Nós não avaliamos um humano, avaliamos a facilidade que ele tem em aprender o que um dia alguém determinou como os "pilares do conhecimento". E eu só consigo ver isso de uma forma muito triste, muito errada.

Não me orgulho desse conhecimento excludente, não me orgulho do ensino público que não é direito, e sim privilégio, não me orgulho desse método que escolhe como os melhores médicos do país aqueles que entendem de física, matemática, história e não compreendem, necessariamente, a compaixão.

3 comentários:

Rafa disse...

Acho que esse texto deixa muito pouco a ser acrescentado. Ele me faz pensar qual é o papel da escola. Não qual o seu papel hoje; esse já sabemos qual é: colocar os alunos nas melhores universidades do país e, assim, formar grandes profissionais para o mercado de trabalho... e isso basta, né? Eu não sei como a escola ideal deveria ser ou a quais propósitos ela deve servir, mas sei facilmente dizer qual o modelo de escola que não desejo.

A parte isso, talvez, ao lado de compaixão, eu acrescentasse o respeito. ;)

B. Ariola disse...

Isso vai com a lógica capitalista.
Seja um número, seja um status, seja uma posição: retire seu sucesso!

O resto eu já falei lá no recado.

Abraço Van.

Ninguém disse...

'Não deixe a escola atrapalhar seus estudos'.

(: